O que é ecologia humana?
A ecologia humana é a relação entre as pessoas e seu ambiente, sendo percebida como um ecossistema. Um ecossistema é tudo em uma área específica, desde um pequeno lago, ou estruturas físicas que podem ser construídas pelo ser humano. A Terra é considerada um ecossistema, fazem parte deste ecossistema os seres abióticos (sem vida) e os seres bióticos (com vida).
Urie Bronfenbrenner para explicar a ecologia do desenvolvimento humana ultiliza de uma teoria baseado na relação entre as pessoas e o ambiente em que estão situadas. Segundo Bronfenbrenner, desenvolvimento humano pode ser definido como “o conjunto de processos através das quais as particularidades das coisas e do ambiente interagem a produzir constância e mudança nas características da pessoa no curso de sua vida”, ou seja, o ambiente e os acontecimentos influenciam direta e indiretamente na formação e características de uma pessoa.
Para fins de estudo podemos dividir o grande ecossistema do comportamento humano em cinco sistemas menores que podem ser observados na figura abaixo:
Microssistema: É no sistema de micro que as interações mais diretas com os agentes sociais acontecem, com os pais, colegas e professores, por exemplo.
Mesossistema: Refere-se à uma conexão entre os contextos. Exemplos são a relação de experiências família para experiências escolares, experiências escolares às experiências da igreja, e as experiências da família para experiências de amigos.
Exossistema: Envolve as ligações entre um ambiente social no qual o indivíduo não tem um papel ativo. Por exemplo, um marido ou experiência da criança em casa pode ser influenciada pelas experiências de uma mãe no trabalho. A mãe pode receber uma promoção que requer mais viagens, o que pode aumentar o conflito com o marido e os padrões de mudança de interação com a criança.
Macrossistema: Descreve a cultura em que vivem os indivíduos. Contextos culturais incluem países em desenvolvimento e industrializados, status socioeconômico, pobreza e etnia.
Cronossistema: A padronização de eventos ambientais e as transições ao longo da vida, bem como as circunstâncias sócio-histórico. Por exemplo, os divórcios são uma transição.
Ainda curioso? Leia mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário