Olhando para você... olhando para os outros
As dificuldades mais comuns em um relacionamento humano são que as pessoas não ouvem tão bem ou interrompem quando alguém fala , tem uma atitude agressiva sempre impondo a suas idéias e não aceitando as idéias alheias.
Para um bom relacionamento é necessário que se tenha a habilidade de sentir o que os outros pensam ou sentem esta habilidade é denominada de EMPATIA e é considerada a mais importante nos relacionamento humanos pois você é capaz de compreender como os outros se sentem.
Para um bom relacionamento é necessário também que se tenha FLEXIBILIDADE , esta flexibilidade significa que você tem que agir apropriadamente a cada situação esta tem uma ligação com a empatia pois você necessita ter uma sensibilidade para agir com as pessoas além da flexibilidade é necessário um bom repertório de condutas, ou seja este repertório de condutas vem do seu conhecimento já adquirido sobre certas situações ou pessoas. Esta flexibilidade pode ser adquirida através de um conhecimento de si próprio , ou seja você deve refletir como age , o por que age assim e como você pode melhorar seu comportamento.
Em todos os lugares estabelecemos uma relação de eu com os outros. Nesta relação eu e outros, ou, de um grupo, são desempenhados papéis por cada indivíduo. Ou seja, na família, você pode ter o papel de pai, mãe, filho, na escola pode ter o papel de professor, aluno, diretor, e assim desempenhar um papel em cada grupo. Dentro de um grupo em desenvolvimento, podem ser observados diversos comportamentos, tais como formação de panelinhas, indiferença, bloqueio de grupo, por isso é importante conhecer e saber lidar com os problemas que podem vir a ser gerados dentro de uma relação, sabendo superalos, você terá condições de colocar sua atuação em função da realidade percebida.
Você já percebeu como é difícil realmente ouvir os outros? Muitas vezes, “filtramos” a mensagem que o outro passa e ouvimos apenas o que nos convém. Por isso a percepção é considerada uma arte, pois não é difícil receber a mensagem, mas é difícil trabalhá-la para enviá-la.
A IMPRESSÃO é o que nos leva a formar conceitos sobre uma pessoa. Observando as ações, vozes, gestos e outros comportamentos, dirigimos o nosso comportamento interpessoal. A impressão é, portanto, derivada da PERCEPÇÃO, por meio de nossas experiências com elas, o que nos leva consequentemente, a julgá-las. O JULGAMENTO das ações dos outros vem por meio da percepção que tivemos no relacionamento interpessoal. Se as percepções e os julgamentos são errôneos, talvez surjam dificuldades que tendem provocar relações interpessoais precárias, por isso, é importante lembrar que temos “atalhos no modo de pensar”, o que dá uma imagem distorcida da realidade.
O EFEITO HALO é o nome da psicologia para explicar a impressão que se tem da outra pessoa. Quando se tem uma impressão favorável de alguém, onde se espera que essa pessoa não possua traços indesejáveis e tende a aprovar todos os seus comportamentos, essa impressão é chamada de efeito halo. Assim como se tem experiências desagradáveis com uma pessoa, se acredita que ela não possua boas qualidades.
O estudo destes temas são de extrema importância para a carreira de psicologia. Saber lidar e controlar as impressões, os julgamentos, ideias pré-determinadas, e agir corretamente diante de um grupo, saber se comportar e resolver conflitos que possivelmente possam vir a existir são características essenciais para um psicólogo. Além de saber ouvir com atenção para poder trabalhar a mensagem e dar uma resposta, desenvolvendo desta forma, aptidões para um relacionamento mais espontâneo e com compreensão melhor de seu interlocutor.
Leia mais em: MINICUCCI, A. Olhando para você... Olhando para os outros. In:
MINICUCCI, A. Relações humanas: Psicologia das relações interpessoais. 6ª. ed. São
Paulo: Atlas, 2001, pp. 30-47. (capítulo três)
A importância da comunicação
Para existir uma comunicação é necessário duas ou mais pessoas , quando estas compartilham de um mesmo interesse esta comunicação são flui. A comunicação só existe quando estes conseguem se encontrar ou se reencontrar, dando ênfase aos seus interesses comuns.
Em uma comunicação quando a mensagem é recebida em apenas em parte acontece o que se chama de FILTRAGEM. Quando comunicação entre duas pessoas ou em um grupo é mal interpretado ou distorcida acontece o que se chama de RUIDO. Quando a mensagem não é captada e a comunicação interrompida há um bloqueio na comunicação.
Os bloqueios as filtragens e os ruídos provocam ressentimentos que as vezes dura por um longo tempo criando inimizades. Para tentar evitar isso, uma boa razão é saber ouvir o que as pessoas nos dizem pois normalmente ouvimos apenas o que queremos ouvir.
A COMUNICAÇÃO é um elemento indispensável na vida dos seres humanos, uma vez que essa pode se dar de várias formas. Utilizando o feedback como instrumento podemos compreender a outra pessoa apenas observando o comportamento, a postura e o tom de voz utilizado, e assim, sentimos e pensamos o que não necessariamente se é dito pelo outro.
Para facilitar essa COMUNICAÇÃO é importante saber OUVIR, novamente é importante ouvir também, além do que é realmente dito pelo outro. Devemos de certa forma aprender e desenvolver a sensibilidade de entender esses conteúdos que não são manifestados, porém que têm importância, podendo ser até mais importante do que se realmente é dito.
Para melhora da COMUNICAÇÃO, devemos aprender a nos COLOCAR NO MUNDO DO RECEBEDOR, onde temos que parar e refletir como manter a comunicação de forma que ajustemos os conhecimentos e coloquemos em “equilíbrio” para transmitir e receber informações nos preocupando e utilizando o feedback constantemente, para que a conversa se torne interessante e compreendida de ambas as partes.
A importância da COMUNICAÇÃO para o PSICÓLOGO mostra no texto que devemos usar diferentes tipos de comunicação e ferramentas para nos auxiliar no entendimento do outro, respeitando e sabendo os limites de conhecimento e interesses para manter o feedback, ouvir e falar nos momentos oportunos, compreender o que não é dito para ajudar no processo do atendimento e auxilio ao outro, visando sempre o bem estar.
Leia mais em: MINICUCCI, A. A arte da comunicação. In: MINICUCCI, A. Relações
humanas: Psicologia das relações interpessoais. 6ª. ed. São Paulo: Atlas, 2001, pp. 48-68.
(capítulo quatro)
1º Edição - Se EU fosse VOCÊ - Outubro/2011
Amanda Campos de Souza
Júlia Gonçalves Longo
Rochelle Farias Souza
Thaís de Lucca Entres
Aiiiiiii adorei!!!! Ficou linda a revista, parabéns Meninas =)
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