“A tua dor... pode ser a minha dor...a minha dor... pode ser a tua dor!...”
DROGAS
A DOENÇA DO MILENIO
A nível global e em nosso contexto atual nos deparamos com um tema cada vez mais discutido e enraizado nas sociedades e nos países quer desenvolvidos, países emergentes ou países em que a vulnerabilidade social é maior.
Trata-se das drogas,de todos os tipos de drogas atingindo todas as classes sociais,famílias,crianças,adolescentes,adultos,idosos – homens e mulheres – não importa grau de escolaridade,idade,sua etnia,profissão,nível social,a droga hoje se alastra como um câncer avassalador destruindo pessoas,sonhos,ideais,famílias e vidas.
Perguntamos-nos como o aumento do numero de usuários tem crescido cada vez mais, apesar de tantos incentivos de tratamento,informações cada vez mais acessíveis e a consciência de que essas substancias são nocivas ao nosso organismo. Uma possível preposição seria de que tais informações e incentivos ao combate não chegariam de formas apropriadas aos usuários e futuros usuários,a repressão já é histórica em nosso pais em inúmeros acontecimentos e a conclusão de que não é a maneira mais eficaz, se nossas autoridades competentes aplicassem uma política de prevenção e promoção (trabalho,resgate,escolaridade,cultura,lazer,esporte,saúde,afeto e compreensão da dinâmica do tráfico de drogas envolvendo todos os segmentos da sociedade com o atrativo de poder e dinheiro fácil) ao invés de repressão poderíamos dar um enorme passo contribuindo ao combate as drogas.
Temos consciência que os governos mundiais discutem o tema das mais variadas formas em busca de soluções consistentes, pois o ônus financeiro na área de saúde, como seqüelas do uso dessas substancias é altíssimo,tendo em vista que todas as áreas envolvendo as sociedades são atingidas de forma assustadora.Por outro lado,o jogo político para a manutenção da industria do tráfico é tão grande que todos os mecanismos usados muitas vezes tornam-se ineficientes,nos deixando reféns e retro-alimentadores dessa patologia social.
PRINCIPAIS DROGAS
Álcool
"Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, ele é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento."
Compromete a capacidade de concentração
Reduz os reflexos
Aumenta o tempo para a tomada de decisões
Dificulta os movimentos e equilíbrio
Aumenta em até 15 vezes o risco de acidentes de transito
Pode causar cirrose, problemas no coração e no aparelho digestivo
Impacto Negativo na Síntese Protéica
Diminui a produção de testosterona
Causa desidratação
Esgota as vitaminas e minerais do corpo
Aumenta o acúmulo de gordura
Cigarro
"Na vida moderna, uma das características que mais se procura na pessoa é o domínio de si própria e essa segurança com que age e pensa. Geralmente, o fumante recorre ao seu vício para esconder seu nervosismo ou para disfarçar suas angústia e ansiedades. A Nicotina é uma droga que vicia e com o tempo, a dependência é mais forte."
O cigarro nos jovens retarda o nível de crescimento.
Fumar causa danos irreversíveis ao sistema respiratório e doenças cardíacas
O batimento cardíaco de um fumante é 30% mais rápido do que um não fumante.
Fumantes produzem o dobro de catarro
Fumar reduz significativamente o oxigênio disponível para os músculos (cansaço)
Contém monóxido de carbono
Rouquidão e irritação na garganta.
A fisionomia do fumante fica pálida e enrugada, as gengivas se enfraquecem, os dentes se mancham e os hormônios se alteram.
Cocaína
Atuando no Sistema Nervoso Central, a cocaína provoca euforia, bem estar, sociabilidade. Pelo fato de que nem sempre as pessoas conseguem ter tais sensações naturalmente, e de forma intensa, uma pessoa que se permite utilizar esta substância tende a querer usar novamente, e mais uma vez, e assim sucessivamente.A tolerância à droga,quando o usuário tende a utilizar progressivamente doses mais altas buscando obter, de forma incessante e cada vez mais inconseqüente, os mesmos efeitos agradáveis que conseguia no início de seu uso. Dosagens muito freqüentes e excessivas provocam alucinações táteis, visuais e auditivas; ansiedade, delírios, agressividade, paranóia. Agressividade e depressão. Alucinação, delírio de perseguição, distúrbios de humor e comportamentos repetitivos. Transtornos similares a esquizofrenia paranóide . Atrofiamento das células dopaminérgicas naturais. Pode haver perfuração do septo nasal,lesão da mucosa nasal e sangramento no nariz.
Insônia.
Doses elevadas consumidas regularmente também causam palidez, suor frio, desmaios, convulsões e parada respiratória.
No cérebro, a cocaína afeta especialmente as áreas motoras, produzindo agitação intensa.
O uso continuo dessa substancia proporcionara um emagrecimento e o enfraquecimento do sistema imunológico,pois quando se está sob efeito o usuário não consegue ingerir nenhum alimento e conseqüentemente nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo.
Crack
O crack atualmente proporciona uma epidemia descontrolada de usuários decorrente do acesso fácil e barato(que lhe custara muito caro,após o uso continuo),maior parte dos usuários são de classe social baixa, e seus tratamentos tem o menor índice de sucesso.
Cerca de 30% dos usuários perdem a vida em um prazo de cinco anos ,pela droga em si ou em conseqüência de seu uso (riscos de uma vida sub humana ).
O crack é uma droga derivada da planta de coca,e seus efeitos também muito similares com o da cocaína ,porem muito mais intensos e de menor duração,proporcionando um consumo maior e constante.
Após algum tempo de uso a droga vira uma necessidade do organismo, para que deixe de sentir a sensação horrível e desconfortável da abstinência, depressão, ansiedade e agressividade.
Oxi
Também derivada da coca ,a diferença entre o crack e o oxi está no material utilizado na mistura. Enquanto no crack utiliza-se bicabornato de sódio e amoníaco, no oxi os ingredientes incluem querosene e cal virgem.
Os principais efeitos no usuário são a paranóia, o nervosismo, o emagrecimento rápido, a diarréia e vômitos..
A tempo de vida útil do usuário de oxi é menor do que o do usuário de crack, decorrente de substâncias mais tóxicas , é estimado o prazo de um ano após o inicio do consumo proporciona sequelas irreversíveis no sistema nervoso central
LSD (doce, ácido,microponto)
Geralmente consumido principalmente pelas classes médias e médias alta, ele é muito utilizadas em festas, atua diretamente no sistema nervoso proporciona efeitos psicodélicos como re-torção de imagens, alucinações, percepção auditiva melhorada,aumenta a sensibilidade sensorial.
Sensação de pânico, medo e paranóide.
Aparecimento de surtos de esquizofrenia.
Distúrbio da memória, reflexos exaltados.
Elevação da pressão arterial e pode-se promover uma convulsão.
Perda do controle dos pensamentos e raciocínio confuso.
Depressão após o efeito da droga.
Ecstasy (droga do amor)
Essa droga também presente principalmente em festas é o que tem mais atraído os jovens, a sensação de prazer,euforia,leveza ,alegria e literalmente puro êxtase.Porem ela é muito nociva ao nosso organismo,ingerir uma quantidade significativa dessa substancia pode proporcionar uma convulsão e paradas cardio respiratórias.
Os efeitos são muito similares ao do LSD, gera uma energia artificial que te faz ficar eufórico, se o seu corpo não tiver um devido preparo,após o efeito da substancia ira proporcionar uma enorme dor muscular,podendo haver maiores complicações
.O usuário que faz consumo prolongado , ira ingerir quantidades cada vez maiores, pois os efeitos irão amenizar após o uso continuo.
Existem casos onde os efeitos são exatamente ao contrário: ao invés de prazer, a pessoa pode ser tomada por uma sensação de paranóia e pânico, além de profunda depressão.
Tanto o LSD quando o Ectasy fazem parte do grupo das anfetaminas, causam sérios danos no fígado, coração, cérebro e degeneração dos neurônios, além da possibilidade de aparecer sintomas psíquicos como paranóia, agressividade, ansiedade fóbica e insônia.
Aumento da pressão arterial, aceleração dos batimentos cardíacos, diminuição do apetite, pupilas dilatadas e boca seca. O metabolismo acelera, e por isso, a temperatura do corpo aumenta, chegando até 40º. Esse é um dos motivos que levam os consumidores a beber litros e litros de água.
Maconha
Atualmente, a maconha é uma das drogas mais consumidas no mundo e por todas as classes sociais.Ela tem sido alvo de inúmeras criticas a respeito de sua legalização e descriminalização,muitos países à tem como legalizada outros à reprimem muito,inclusive argumentam que ela é a porta de entrada para drogas mais nocivas.
O principio ativo é o THC,,a maconha funciona como um desestabilizador do sistema nervoso.
Proporciona uma sensação de prazer e relaxamento muscular,a maconha também gera um aumento de suas doses para que continue proporcionando o mesmo efeito quando ingerida(fumada).
O uso prolongado da maconha prejudica a capacidade de atenção, reflexos, memória e perturba o fluxo contínuo das idéias.
Consumo a curto prazo:
Período inicial de euforia (sensação de bem-estar e felicidade, seguido de relaxamento e sonolência).
Quando em grupo, ocorrem risos espontâneos
(risos e gritos imoderados como reação a um estímulo verbal qualquer).
Perda da definição de tempo e espaço: o tempo passa mais lentamente e as distâncias são calculadas muito maiores do que realmente são.
Coordenação motora diminuída: perda do equilíbrio e estabilidade postular.
Alteração da memória recente.
Falha nas funções intelectuais e cognitivas.
Maior fluxo de idéias.
Pensamento mais rápido que a capacidade de falar,dificultando a comunicação oral, a concentração, o aprendizado e o desenvolvimento intelectual.
Idéias confusas.
Aumento da freqüência cardíaca (taquicardia).
Hiperemia das conjuntivas (olhos vermelhos).
Aumento do apetite (especialmente por doces,necessidade de glicose) e secura na boca e garganta.
A longo prazo:
Maior risco de desenvolver câncer de pulmão.
Diminuição das defesas, facilitando infecções.
Dor de garganta e tosse crônica.
Aumenta os riscos de isquemia cardíaca.
Percepção do batimento cardíaco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário